terça-feira, 20 de março de 2018

Pré-Nordestão 2019, será realizada em abril 2018

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou desde fevereiro os documentos técnicos da pré-Copa do Nordeste 2019 e já anunciou para o mês de abril a duas rodadas da competição, que antecede a fase de grupos do maior torneio regional do Brasil.

Em postagem no seu site oficial, a entidade apresentou o regulamento específico, o plano geral de ação e a tabela básica do certame, que será realizado nos dias 18 e 25 de abril, imediatamente após o término dos estaduais e logo no início da Série D do Campeonato Brasileiro.

Como aconteceu na Pré-Copa do Nordeste de 2018, oito clubes participam do torneio classificatório advindos de federações da região, seguindo critérios de melhor posicionamento nos rankings de clubes (RNC) e de federações (RNF) da CBF. Quatro times passam para a fase de grupos do Nordestão 2019.

Em resumo, as equipes de Pernambuco, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe e Piauí melhores colocadas no ranking da CBF garantem vaga para a disputa do torneio classificatório, excluindo os clubes já classificados para a Copa do Nordeste por meio dos Estaduais ou ranqueamento de clubes.

Forma de disputa:
A Pré-Copa do Nordeste será disputada em única fase, onde os oito clubes participantes formarão quatro grupos de dois clubes cada (Grupos 1 a 4), definidos por meio de sorteio, no qual os oito clubes serão ordenados pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2018 e divididos em Bloco 1 e Bloco 2.

O primeiro com os quatro clubes melhores ranqueados no RNC e o segundo com os demais quatro clubes. Os clubes do Bloco I (Pote A) enfrentarão os do Bloco II (Pote B) em jogos de ida e volta, com os times do Bloco I decidindo o confronto como mandantes. Os quatro vencedores de cada grupo estarão classificados para a Copa do Nordeste 2019 na sua Primeira Fase (Fase de Grupos).

Paraibanos:
Melhor clube do Estado no Ranking da CBF, o Botafogo está garantido na Pré-Copa do Nordeste de 2019, condição que independe da colocação do Belo no Paraibano 2018.

Caso o time da Maravilha do Contorno, atual vencedor do estadual, conquiste o bicampeonato, a vaga na fase eliminatória do Nordestão será do Campinense, segunda melhor agremiação da Paraíba no RNC.

Sendo assim, apenas Botafogo ou Raposa (semifinalistas do Paraibano 2018) podem representar o Estado na referida competição.

Para Treze e Serrano (outros semifinalistas do Paraibano), resta a busca pelo título estadual, o que já garante o passaporte para a fase de grupos da Copa do Nordeste 2019.

PB Agora