sábado, 17 de março de 2018

STJD derruba decisão do TJD-PB e manda FPF cumprir tabela

O Treze foi ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e conseguiu, neste sábado, uma liminar que determina que a Federação Paraibana de Futebol (FPF) remarque a partida do Galo contra o Botafogo-PB pela semifinal do Campeonato Paraibano. Essa decisão do STJD anula o efeito da liminar concedida pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB), nessa sexta-feira, que adiou o jogo entre os alvinegros, agendado na tabela para este domingo.

O departamento jurídico do Treze foi ao STJD com dois objetivos: 1) suspender a liminar do Tribunal da Paraíba e, com isso, remarcar a partida contra o Botafogo-PB; e 2) pedir que o Superior Tribunal avalie a conduta do presidente do TJDF-PB, Lionaldo Santos Silva.

O primeiro pedido foi prontamente atendido, e o STJD determinou que a FPF remarque a partida entre Botafogo-PB e Treze já para este domingo - como estava previamente marcada -, desde que as condições de segurança, previstas no Estatuto do Torcedor, sejam atendidas. Se isso não for possível, já que o tempo é curto, a Federação Paraibana precisa definir uma nova data para o confronto.

Confiante de que a partida vai mesmo ser reagendada já para este domingo, comissão técnica e jogadores do Treze estão concentrados, definindo apenas logística de viagem até João Pessoa, onde o jogo deve acontecer, no Estádio Almeidão.

Já quanto ao segundo pedido do clube de Campina Grande, o STJD determinou “a instauração de procedimento disciplinar desportivo para apuração de eventuais infrações cometidas pelo presidente (do TJDF-PB) (...) Lionaldo Santos”. E solicitou que o Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba se manifeste o quanto antes, deixando em aberto a possibilidade de o procurador geral da entidade e da FPF também se posicionarem sobre os fatos. O Treze acusa Lionaldo Santos de ter desaparecido com o processo “na tentativa leviana” de evitar que o clube tivesse acesso à decisão de anular a partida.

GE