sexta-feira, 27 de abril de 2018

Futebol Paraibano poderá ter até três vagas na Copa São Paulo 2019

A Paraíba poderá ter até três participantes na Copa São Paulo de Futebol Junior de 2019. A maior competição de futebol de base da América Latina estará completando 50 anos, e terá um aumento no número de clubes, além da presença de equipes estrangeiras. Diante das mudanças, o presidente da Federação Paraibana de Futebol, Amadeu Rodrigues, já confirmou que vai solicitar ao presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Bastos, a inclusão de mais equipes paraibanas.

"Nós temos conseguido incluir sempre duas equipes do Estado na competição, e agora diante desta edição festiva, vou solicitar que a Paraíba tenha, pelo menos, 3 representantes. Nossos clubes têm mostrado uma evolução em suas participações na copa e isso nos credencia a tentar este aumento na participação. Além do mais, eu tenho um bom relacionamento com a Federação Paulista", disse Amadeu.

Diante desta perspectiva, o Campeonato Paraibano Sub-19 deste ano tende a ser um dos mais disputados dos últimos anos. A competição começará no dia 27 de maio, e será seletiva para a Copa São Paulo. De acordo com a última reunião do conselho arbitral, ficou definido que o campeonato terá a participação de 20 clubes.

São eles CSP, Auto Esporte, Botafogo, Santos, Spartax, São Paulo Crystal, Desportiva, Confiança, Internacional, Miramar, Serrano, Sport Campina, Queimadense, Perilima, Picuiense, Nacional de pombal, Nacional de Patos, Sabugy e Femar.

De acordo com o regulamento da competição, os clubes foram divididos em 4 grupos de cinco. No grupo do Litoral, ficaram CSP, Auto Esporte, Botafogo, Santos e Spartax. No grupo do Brejo estão São Paulo Crystal, Desportiva Guarabira, Confiança, Internacional e Miramar. Já na chave do Agreste estão Serrano, Sport Campina, Queimadense, Perilima e Picuiense. E no grupo do Sertão, vão participar o Nacional de Patos, Nacional de Pombal, Esporte de Patos, Sabugy e Femar. Na primeira e segunda fases serão jogos apenas de ida. Nas semifinais e finais, as partidas serão de ida e volta.

Para a segunda fase, passam 2 clubes de cada grupo. Os primeiros colocados decidirão a vaga para a terceira fase em casa. A distribuição das equipes para os confrontos da segunda fase serão da seguinte forma: o primeiro do litoral contra o segundo do brejo; o primeiro do brejo contra o segundo do litoral; o primeiro do agreste contra o segundo do sertão; e o primeiro do sertão contra o segundo do agreste.

Pb Agora