sexta-feira, 14 de junho de 2019

Receita vê fraude no Gol de Placa e diz que clubes vão ter que devolver dinheiro para o Governo

Os clubes paraibano fraudaram o Gol de Placa nos últimos anos. Essa, pelo menos, é a conclusão do Governo do Estado da Paraíba, através de análises feitas pela Secretaria Estadual da Receita (SER). De acordo com o órgão, os clubes utilizaram Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) irregulares no registro da troca de notas fiscais por ingressos para jogos do futebol profissional. Segundo a Receita, via assessoria, até documentos de pessoas que já morreram foram usados para a troca de ingressos.

Após uma reportagem da Folha de São Paulo, em janeiro deste ano, que denunciou diversas irregularidades no programa, o Governo do Estado suspendeu os repasses relacionados aos valores deste ano. Até o momento, nenhum clube recebeu dinheiro do Gol de Placa referente a 2019.

Segundo a assessoria da SER, os clubes paraibanos admitiram que fraudaram o programa nos últimos anos a fim de receber de maneira mais rápida os recursos do Gol de Placa. Para alguns times, os recursos são a principal fonte de renda para os clubes manterem suas atividades profissionais.

Por conta dessas fraudes constatadas pelo Governo, está sendo costurado uma espécie de acordo de leniência entre os clubes, o Estado e o Ministério Público para que as agremiações devolvam partes dos recursos - conseguidos através de fraudes - ao erário.

O Gol de Placa é um programa do Governo do Estado em que os torcedores trocam notas fiscais por ingressos do seus clubes. Os times que são responsáveis por efetuar as trocas e enviar as notas para o Estado. Para cada nota, o Governo paga atualmente R$ 20 para o clube. Dessa forma, o Estado ajuda a financiar os clubes profissionais do futebol paraibano.

GE