quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Treze planeja mandar três partidas do Paraibano 2023 no Almeidão

O Treze foi um dos cinco times do Campeonato Paraibano de 2023 que terão o direito de jogar cinco das nove partidas da primeira fase do estadual diante de sua torcida. O problema é que, desses cinco jogos, o Galo terá que, obrigatoriamente, jogar três deles longe de Campina Grande. É que o Alvinegro foi punido com a perda de três mandos de campo por incidentes ocorridos na última edição do estadual. Por isso, a ideia da diretoria galista é jogar no Estádio Almeidão, em João Pessoa, como uma forma de atenuar os danos financeiros que tal punição pode acarretar.

Ao todo o Treze foi punido com um gancho de três jogos, sendo dois devido ao incidente na partida contra o Nacional de Patos, no Estádio Presidente Vargas, quando, durante uma confusão na arquibancada, um torcedor que estava no setor reservado aos nacionalinos sacou uma arma, efetuou um disparo, e um outro torcedor, esse trezeano, ficou ferido. A punição do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) estabeleceu uma multa de R$ 1 mil e a perda de dois mandos de campo como punição, esta que foi mantida, após recurso do Alvinegro, pelo pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O terceiro mando de campo alvinegro foi perdido após o TJDF-PB penalizar Sousa e Treze pela confusão generalizada ocorrida no dia 10 de abril, quando as equipes se enfrentaram, no Marizão, pela repescagem do estadual. Após o fim do jogo, vencido pelo Dinossauro, torcedores organizados dois dois clubes invadiram o gramado e protagonizaram cenas de verdadeira selvageria. Um dos envolvidos, inclusive, ficou desacordado em campo após o espancamento.

Logo, buscando atenuar as perdas de receitas, a diretoria executiva do Treze planeja mandar as partidas contra São Paulo Crystal, pela rodada #1, Auto Esporte-PB, pela rodada #3, e Serra Branca, pela rodada #5, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. A alternativa, de acordo com o presidente Artur Bolinha, se dá pelo fato de que João Pessoa agrupa um grande número de trezeanos residentes na cidade, assim como fica a uma distância viável para o deslocamento de torcedores de Campina Grande.

— É a nossa ideia realizar esses três jogos em João Pessoa. É um campo bom, que permite que o time desenvolva o seu futebol da melhor forma. Outro fator que pesa a favor dessa decisão é a distância daqui de Campina Grande para a capital, que é relativamente pequena. Além disso João Pessoa é uma cidade que tem muitos trezeanos, muitas pessoas da Rainha da Borborema que moram lá. É uma maneira de tentarmos amenizar os prejuízos financeiros que essas perdas de mando ensejaram — afirmou.

A realização das partidas do Galo na maior praça esportiva de João Pessoa, no entanto, esbarra em um problema que está sendo identificado em grande partes do estádios da Paraíba: a liberação por parte do Ministério Público. A situação, inclusive, preocupa clubes e a Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), que temem que   o início do estadual, como tem acontecido recorrentemente nos últimos anos, adie o início do Campeonato Paraibano. Para Artur Bolinha, este, talvez, seja o maior empecilho em torno da realização das partidas do Treze no Almeidão.

— Estamos agora aguardando a liberação dos estádios. Estamos com um problema sério em torno da liberação dessas praças ao longo de toda a Paraíba. Esse, inclusive, é o maior empecilho que enxergamos neste momento — finalizou.

Boas lembranças do Almeidão

Nos últimos anos o Treze, sempre que foi penalizado com a perda de mandos de campo, recorreu ao Estádio Almeidão para ser a sua segunda casa. A torcida, inclusive, guarda boas memórias da praça esportiva. Em 2012, por exemplo, o Alvinegro entrou no gramado do Almeidão para jogar contra o Botafogo pela primeira fase da Copa do Brasil. O placar final foi de 1 a 1, com Manu marcando o gol de empate do Galo da Borborema no apagar das luzes.

Seis anos depois um momento ainda mais marcante para a história recente alvinegra: após ser penalizado com a perda de um mando de campo por a torcida invadir o gramado do PV após a classificação nos pênaltis contra a URT, o Treze teve que mandar a partida de ida do jogo do acesso, contra o Caxias, no Almeidão. O placar final com vitória trezeana por 1 a 0 acabou dando o gás necessário para, uma semana depois, o time de Campina Grande conquistar o acesso à Série C em terras gaúchas.

GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário