quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Nosman Barreiro é condenado pelo STJD a 1 ano e meio longe das atividades Desportivas

O presidente afastado da Federação Paraibano de Futebol (FPF), Nosman Barreiro, foi condenado na tarde desta quarta-feira (22), pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e ficará afastado das atividades desportivas por 1 ano e 6 meses. A decisãso cabe recurso.

O julgamento foi referente a um atrito no momento em que o auditor do STJD, Antônio Vanderler de Lima, veio à Paraíba (designado pelo interventor João Bosco Luz) e foi impedido de entrar pelo advogado de Nosman, Benedito Vasconcelos (Bené), que também foi condenado no mesmo processo.

Na ocasião, Nosman já tinha sido afastado e nomeou Bené como presidente da FPF. Quando o auditor do STJD chegou à Federação, foi impedido por Bené, que disse que Vanderler não entraria no órgão, não teria acesso a nenhum documento e nem contato com nenhum funcionário. Com isso, o auditor denunciou Nosman e Bené ao STJD.

Bené foi condenado à suspensão de 360 dias aplicada no artigo 223 do CBJD (deixar de cumprir ou retardar o cumprimento de decisão, resolução, transação disciplinar desportiva ou determinação da justiça desportiva), além de multa de R$ 80 mil e suspensão de 60 dias, no artigo 243 C (ameaçar alguém por palavra, escrito, gestos ou por qualquer outro meio à causar-lhe mal injusto ou grave).

Já Nosman também foi enquadrado no artigo 223 com a mesma suspensão de 360 dias, e no artigo 228 (exercer cargo, função ou atividade na modalidade desportiva durante o período em que estiver suspenso por decisão da justiça desportiva), com uma suspensão de 180 dias.

Portal Correio