quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Botafogo garante seguir à risco o Gol de Placa e abre espaço para que o clube seja fiscalizado

O escândalo dos "públicos fantasmas" nos jogos do Campeonato Paraibano, denunciado pelo jornal Folha de São Paulo, segue repercutindo no futebol. De acordo com a reportagem, nas notas fiscais utilizadas para a troca dos ingressos através do programa Gol de Placa, do Governo da Paraíba, constavam os dados de pessoas que nunca sequer pisaram nos municípios do estado. Time de maior investimento e atual bicampeão paraibano, o Botafogo-PB publicou na noite dessa terça-feira uma nota sobre o caso. No documento divulgado nas redes sociais, o Alvinegro reforça que é a única agremiação da Paraíba a fazer o registro eletrônico na entrada dos torcedores no estádio, incluindo os beneficiados do programa, e convidou autoridades e civis para acompanhar a troca das notas fiscais para a partida desta quarta-feira, entre Belo e Atlético de Cajazeiras, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

O Botafogo também ressaltou a importância do programa Gol de Placa, que além de ajudar mais da metade dos clubes paraibanos, a iniciativa tem como objetivo oferecer uma contrapartida social, que coloca torcedores de baixa renda nas principais praças esportivas do futebol da Paraíba.

Vale destacar que o clube costuma a divulgar semanalmente os pontos de troca para os beneficiados realizarem as trocas dos cupons fiscais pelos ingressos das partidas dentro de casa.

Confira a nota do Botafogo-PB na íntegra:

O Botafogo Futebol Clube, assim como os demais clubes de futebol da Paraíba, é beneficiado pelo programa Gol de Placa, que ajuda o futebol local; oferece uma contrapartida social, permitindo pessoas de baixa renda irem ao estádio; e fortalece a cultura da exigência do cupom fiscal entre os consumidores, melhorando a fiscalização do recolhimento de tributos.

Nota do  Botafogo

O Botafogo Futebol Clube reitera que nos três jogos como mandante em 2019, pelo Paraibano e Copa do Nordeste, contra a Perilima, contra o Santa Cruz, assim como no jogo contra o Atlético, marcado para o dia 23 de janeiro, o clube realizou o recolhimento dos cupons fiscais e efetuou as devidas trocas por ingressos.

É importante ressaltar que a Lei Estadual do Gol de Placa sofreu uma alteração, conforme publicação no Diário Oficial do Estado do dia 11 de janeiro de 2019, e dentre as mudanças está o escalonamento do número de ingressos disponibilizados a partir do valor da nota (a cada R$ 50 no valor do cupom fiscal, o torcedor tem direito a pegar mais um ingresso totalizando um máximo possível de cinco ingressos) e a troca de cupons fiscais com o CPF cadastrado.

Por conta dessas mudanças, o sistema disponibilizado pela Sejel, para o Gol de Placa 2019 ainda não está disponível, por isso, logo esteja funcionando, o Botafogo vai efetuar o registros dos cupons fiscais trocados por ingressos nas primeiras partidas da temporada.

O Botafogo reitera que sempre seguiu rigorosamente os requisitos exigidos pelo governo e todos os dispositivos legais previstos no programa e, posteriormente, na lei. O Botafogo tem orgulho em ser o ÚNICO clube da Paraíba a fazer registro eletrônico, por meio das catracas do Almeidão, da entrada de torcedores tanto provenientes do Gol de Placa, quanto das demais categorias de ingresso.

Para ratificar o compromisso com a lisura do Gol de Placa, o Botafogo convida as autoridades ou qualquer cidadão para acompanhar o processo de troca dos cupons fiscais na partida desta quarta.

Por fim, o Botafogo esclarece que sempre fez a divulgação do Gol de Placa em todos os seus canais oficiais. É nosso compromisso enquanto maior do clube da Paraíba ter lisura e responsabilidade social.

GE