sábado, 9 de fevereiro de 2019

Botafogo constrói o resultado ainda no primeiro tempo e vence o CSP por 3 a 0

O Botafogo-PB se dava ao luxo de misturar titulares e reservas para o jogo contra o CSP, na tarde deste sábado, no Estádio Almeidão. Empate ou derrota não tiraria o time do G-2, tampouco da liderança do Grupo A. Evaristo Piza pôs em campo um time misto. Roniery, Lula, Fábio Alves, Rogério, Marcos Aurélio e Clayton não entraram em campo. Só Nando, dos consideradores titulares que não iniciaram a partida, entrou em campo. O placar foi construído com louvor nos primeiros 45 minutos. Dico em um chutaço, Donato de cabeça e Paulo Renê, na insistência, asseguraram a campanha intocável do Belo na competição. Em cinco jogos disputados, cinco vitórias conquistadas. Por sua vez, o Tigre chegou ao seu quinto jogo sem vencer. Pior, foram cinco derrotas. Segue amargando a lanterna do Grupo B.

Foi no primeiro tempo que tudo se escreveu. O primeiro lance de perigo foi do CSP, aos seis minutos do primeiro tempo. Saulo fez boa intervenção para o Botafogo-PB. Só. Ao menos, pelo lado do CSP. Daí em diante, foi questão de tempo para o Belo, mandante da partida, controlar as ações e encaminhar mais uma vitória no Campeonato Paraibano. Com Marcos Vinicius e Ronaldo Viana responsáveis pelas articulações das jogadas, Adalgiso Pitbull e Dico, abertos pelas pontas, foram responsáveis pela acentuação das jogadas. Em uma delas, Dico até procurou para quem tocar. Não achou. Resolveu chutar e acabou marcando um golaço, abrindo o placar para o Belo, aos 26 minutos. A bola ainda era do Botafogo-PB. Aos 34, em cruzamento de Charles, Donato subiu e ampliou o placar. Quatro minutos depois, Paulo Renê finalizou, o zagueiro Gilmar tentou intervir, mas o atacante perseverou e fechou o placar para o Alvinegro da Estrela Vermelha.

Com o placar assegurado, Evaristo Piza puxou o freio de mão dos seus atletas. Do outro lado, Josivaldo Alves tentou mexer no brio do time com a entrada do experiente Lúcio Curió. O time até tentou esboçar um melhor toque de bola, mas as jogadas não se encaixavam. As tentativas de jogadas eram sempre interceptadas pela marcação botafoguense que não deu brechas para o Tigre. Aos 40 minutos, Nando ainda conseguiu cabecear uma bola em gol, mas o goleiro Wallace fez grande defesa, com a bola ainda beijando a trave. Foi o último grande lance do time líder do Grupo A com 100% de aproveitamento, ante o CSP, que segue sem pontuar e pode ver a sua situação se complicar ainda mais se o Esporte de Patos vencer o Nacional, no clássico deste domingo.

Botafogo: Saulo, Israel, Donato, Willian Goiano, Charles; Carlão, Marcos Vinicius (Fágner), Ronaldo Viana; Dico (Júnior), Adalgiso Pitbull, Paulo Renê (Nando). Técnico: Evaristo Piza.

.

CSP: Wallace, Igor, Inha, Gilmar, Kaio; Senegal (Lúcio Curió), Léo Silva, Wálber (Léo Cabeludo), Leandro; Henrique, Hudson (Luís Gustavo). Técnico: Josivaldo Alves.

Com a vitória, o Botafogo-PB chega a somatória de 15 pontos e não pode ser alcançado pelos demais times do Grupo A. Pelo lado do CSP, ainda sem pontuar, o time segue amargando a lanterna do Grupo B.

As atenções do Belo se voltam para a Copa do Brasil. O time já viaja às 8h deste domingo para Mato Grosso do Sul, onde enfrenta o Operário-MS, na próxima quarta-feira pela Copa do Brasil, às 20h30. Pelo Campeonato Paraibano, o time só volta a jogar no dia 20, quando enfrentará a Desportiva Perilima, no Estádio Amigão.

Por sua vez, o Tigre volta a campo na próxima quarta-feira, quando receberá o Nacional de Patos, no Estádio Almeidão. A partida está marcada para as 21h30.

Resumão GE