domingo, 17 de março de 2019

Trovejou em Patos: Atlético goleia o Nacional e aumenta a responsabilidade do Campinense

O Atlético de Cajazeiras goleou o Nacional de Patos em pleno José Cavalcanti, na tarde-noite deste domingo, pela nona rodada do Campeonato Paraibano. Mesmo já classificado para as semifinais, o Trovão Azul mostrou que quer mesmo terminar a primeira fase na liderança do Grupo B e fez 4 a 1 sobre o Canário do Sertão. Com isso, os atleticanos jogaram a responsabilidade para cima do Campinense, que enfrenta o Botafogo-PB na quarta-feira e precisa vencer se quiser retomar a ponta.

Os primeiros 45 minutos no JC não foram lá muito empolgantes. Houve momentos em que o Atlético-PB tinha mais o controle da partida, houve instantes em que era o Nacional de Patos que ditava o ritmo. E, justo quando o Canário vivia um melhor momento, com Carlão e Birungueta criando boas chances, o Trovão Azul abriu o placar, já aos 42 minutos. Bruno ajeitou para Soares, que mandou para as redes, vencendo o goleiro Nilton e estufando a rede, fechando o placar da primeira etapa.

Na segunda metade do jogo, o Atlético-PB deslanchou. Mas demorou um pouco. Inclusive, foi o Naça que marcou primeiro, depois que o árbitro assinalou pênalti em toque de mão de um jogador atleticano dentro da área. Isaías foi para a cobrança aos 26 minutos e deixou tudo igual. Mas, apenas seis minutos mais tarde, Jackinha acertou um chutaço e desempatou para o Trovão Azul: 2 a 1. E o time de Cajazeiras ainda foi às redes aos 38 e aos 48, com Mendes e Bruno respectivamente. Mendes marcou em jogada ensaiada numa cobrança de falta e Bruno aproveitando cruzamento da direita. A goleada estava formada e a vitória mais do que consumada.

NACIONAL DE PATOS: Nilton, Aldry, Ranieri, Carlão e Ciel; Mychell (Mateuzinho), Jaildo, Birungueta e Giannotti (Biro Biro); Isaías e Jairo (Rodrigo Poty). Téc.: Delany.

ATLÉTICO DE CAJAZEIRAS: Alexandre, Michel, Lucas (Júnior), Egon e Jackinha; Saulo, Mendes, Romerito (Hugo) e Marcinho; Soares (Yerien) e Bruno. Téc.: Ederson Araújo.

Com a vitória, o Atlético-PB chegou aos 19 pontos e assumiu a liderança do Grupo B, ultrapassando o Campinense, que permanese com 17. Isso pelo menos até quarta-feira, quando a Raposa encara o Botafogo-PB no fechamento desta nona roda. O Trovão Azul vai torcer por um tropeço do Rubro-Negro contra o Belo para se manter na ponta.

Já o Nacional de Patos, se tivesse vencido, teria entrado no G-2 do Grupo A. Mas, perdendo, se manteve com 12 pontos e segue na terceira colocação, atrás de Botafogo-PB (que tem 18 e já está classificado como líder da chave) e do Sousa (que empatou com o CSP e tem 14).

A briga do Atlético-PB é com o Campinense. As duas equipes já estão classificadas para as semifinais - fase na qual vão se enfrentar - e disputam apenas para ver quem termina a fase de grupos na liderança do Grupo B. O Trovão Azul tem dois pontos a mais, mas já fez nove jogos, enquanto a Raposa só fez oito. Os atleticanos voltam a campo no próximo fim de semana, no clássico sertanejo contra o Sousa, no Perpetão. E o Rubro-Negro jogo na quarta-feira, pela nona rodada, contra o Botafogo-PB, e depois pega o Treze no Clássico dos Maiorais.

A briga do Nacional é contra o Sousa. Os dois times disputam a última vaga que resta nas semifinais através do Grupo A. Dois pontos atrás do Dinossauro, o Canário do Sertão só pode pensar em vitória no clássico sobre o Esporte de Patos, marcado para o próximo fim de semana. E, mesmo que vença, ainda vai precisar que o Dinossauro empate ou perca contra o Atlético-PB.

BORDERÔ
Público: 6.100
Renda: R$ 121.177,50
GE