quinta-feira, 25 de julho de 2019

STJD define novos membros para comandar o TJDF-PB e vai encerrar intervenção na Paraíba

O Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) já está em contagem regressiva para, enfim, retomar sua autonomia. É que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que está intervindo no estado desde o ano passado, marcou para a tarde da próxima quarta-feira a sessão que vai apresentar e empossar os membros que vão dar sequência aos trabalhos no futebol paraibano.

A sessão itinerante do Pleno do STJD vai ter início às 13h de quarta-feira, na própria sede do TJDF-PB, que também abriga a Federação Paraibana de Futebol (FPF). Na ocasião, os nomes dos novos membros vão ser apresentados e empossados. Após isso, vai ser aberta a votação para definir quem vão ser o presidente e o vice, quem vai compor a Procuradoria Geral e também quem vai compor cada uma das comissões disciplinares e o Pleno da instância estadual do tribunal. A Procuradoria Geral do TJDF-PB também vai ser formada antes do encerramento da sessão.

Foi em dezembro do ano passado que o STJD determinou a intervenção do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba. Desde então, é Antônio Vanderler de Lima quem tem comandado a justiça no futebol paraibano. Com isso, os processos dos clubes locais e os despachos têm sido encaminhados pela própria instância nacional.

Por sinal, a turbulência tomou conta do TJDF-PB desde o primeiro semestre do ano passado, quando foi deflagrada a Operação Cartola, que investigou esquemas de corrupção no futebol da Paraíba. Membros do tribunal na época, como o ex-presidente Lionaldo Santos Silva e o ex-procurador Marinaldo Barros, inclusive, foram banidos do futebol devido ao envolvimento no que a Polícia Civil e o Ministério Público consideraram ser uma Organização Criminosa formada também por dirigentes de clubes e da Federação Paraibana de Futebol.

De acordo com a assessoria do STJD, o novo TJDF-PB vai ser formado por uma equipe completamente reformulada, não contando com nenhum antigo integrante. No entanto, apesar de os nomes já estarem definidos, ainda não foram divulgados.


Sessão itinerante acontece pela primeira vez na Paraíba
O STJD também vai realizar, na própria quarta-feira, uma sessão itinerante, que tem sido um hábito comum do tribunal pelo país. Na ocasião, as pautas do dia da instância nacional serão analisadas pelos auditores.

A sessão itinerante já passou pela região Nordeste, quando aconteceu em Recife e também em Fortaleza. Porém, na Paraíba, vai ser a primeira vez.