quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Atlético e Sousa ficaram no Grupo A na Copa do Sertão

O Sertão do Nordeste vai respirar futebol nesta reta final da temporada 2019. É a primeira edição da Copa do Sertão, que começa em outubro e vai contar com representantes sertanejos de Pernambuco, Paraíba e Ceará. Com praticamente tudo definido, estão na disputa: Atlético de Cajazeiras e Sousa, os pernambucanos Salgueiro e Serrano-PE, além dos cearenses Barbalha, Campo Grande-CE, Crato e Guarani de Juazeiro.

A iniciativa partiu dos dirigentes cearenses do Crato e do Guarani de Juazeiro, mas rapidamente ganhou o apoio dos representantes dos demais clubes, que aprovaram a proposta e idealizaram um formato enxuto, mas com duas fases: a de grupos, que conta com clássicos locais, e o mata-mata, com semifinal e final.

O Grupo A da primeira Copa do Sertão é formado por Atlético de Cajazeiras, Barbalha, Crato e Sousa. Enquanto isso, a Chave B é composta por Campo Grande-CE, Guarani de Juazeiro, Salgueiro e Serrano de Serra Talhada. Na primeira fase, cada equipe vai jogar uma vez em casa, outra fora, além de fazer um clássico local que vai ter o mando de campo sorteado. Os dois primeiros colocados vão se classificar para a semifinal, mas ainda não ficou definido se serão jogos de ida e volta ou partida única.

A Copa do Sertão está programada para começar no dia 12 de outubro, chegando ao fim no dia 8 de dezembro. Os jogos vão acontecer apenas em fins de semana, com o campeão faturando, além de troféu e medalha, uma premiação em R$ 15 mil, e o segundo levando R$ 8 mil.

O objetivo principal da Copa do Sertão é preencher o calendário das equipes que normalmente encerram as suas atividades com o fim dos estaduais. Algumas delas ainda emplacam a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, competição que chega ao fim em agosto. Além do mais, segundo Aldeone Abrantes, presidente do Sousa, clube que está na disputa, pelo menos 40% do elenco que o Dinossauro vai montar para o torneio deve ser mantido para a temporada 2020, no Campeonato Paraibano.

GE