segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Tropa Campina alega dificuldade para mandar jogos em casa e desiste da 2ª divisão da Liga BFA

Nem tudo são flores no futebol americano da Paraíba. Enquanto o João Pessoa Espectros segue estabelecido como grande potência nacional da modalidade, o Tropa Campina anunciou neste fim de semana que não vai seguir na disputa da 2ª divisão da Liga Brasil Futebol Americano (Liga BFA). A equipe alega que não tem tido apoio nenhum, e que não tem conseguido arrumar o campo para mandar seus jogos em Campina Grande.

A partida desse sábado seria em São Luís, no Maranhão, diante do São Luís Shark. Mas tudo começou a dar errado na rodada anterior, em que o Tropa Campina iria receber o Carrancas FA, de Petrolina. A equipe tentou vários campos para poder mandar a sua partida, mas nenhum com sucesso. Até em Boqueirão, onde conseguiram jogar a estreia da competição, o time não pôde jogar mais. Mais uma vez, a equipe sofreu com o preconceito de donos de campo que ainda acham que o esporte prejudica o gramado mais do que outros esportes.

Com isso, Associação dos Clubes de Futebol Americano do Brasil, organizadora da competição, definiu que o mando de campo seria invertido. A partida contra o Carranca FA, então, foi remarcada para o dia 27 deste mês no interior de Pernambuco. Com dois jogos seguidos fora de casa em cidades distantes, e sem apoio para bancar as despesa, o time campinense desistiu de seguir no torneio. Com a saída do Tropa, o time de Petrolina e o São Luís Shark venceram a equipe paraibana por W.O.

De acordo com o presidente do time, Emanuel Lucena, a equipe tentou o possível para seguir no torneio, mas a ausência de apoio na cidade e no estado foi primordial para a situação ter chegado a esse patamar.

- A gente não conseguiu jogar em Campina Grande. Tentamos o Amigão, mas sempre disseram que, nas datas que a gente pediu, estaria ocupado para 2ª divisão ou para outra coisa. No Estádio Renatão (do Campinense) nunca tivemos abertura para jogarmos futebol americano. E então tivemos que mandar nosso primeiro jogo em Boqueirão. Mas depois do primeiro jogo, nos disseram que não poderíamos jogar lá, porque o gramado estava sendo prejudicado. Tentamos vários locais. E não conseguimos. Acabamos perdendo o mando. Teríamos que viajar para São Luís e depois para Petrolina em duas semanas. Uma média de 4 mil quilômetros. Nem apoio para transporte nós conseguimos - contou Emanuel.

Antes das derrotas por W.O, o Tropa Campina havia perdido na estreia por 16 a 6 contra o Caruaru Wolves e vencido o segundo jogo, diante do Mariners Development, por 9 a 0. Com a desistência no meio da competição, o Tropa Campina terá que desembolsar R$ 5 mil de multa, além de ter que ficar um ano sem disputar nenhuma competição. O time de Campina Grande é a segunda equipe mais importante do estado na modalidade. Em 2016, foi campeão da divisão de acesso.

Por Pedro Alves / GE