terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Botafogo vence o SP Crystal com certa facilidade e estreia bem no Paraibano

Campeão paraibano nos últimos três anos, o Botafogo iniciou bem a sua caminhada rumo ao tetracampeonato. Jogando no Almeidão, o Belo estreou no estadual de 2020 vencendo o São Paulo Crystal por 2 a 0 na noite desta terça-feira. Foi uma partida na qual o Alvinegro da Estrela Vermelha foi totalmente superior e, praticamente sem sofrer sustos, conquistou seus primeiros três pontos. Atual vice-campeão da 2ª divisão e em sua primeira incursão na elite do futebol da Paraíba, o Tricolor de Cruz do Espírito Santo sucumbiu a força de um clube maior e mais organizado.

Ao longo dos 90 minutos de partida no Almeidão, o Botafogo-PB foi superior. Desperdiçou algumas chances de gol e converteu duas delas. Abriu o placar aos 11 minutos do primeiro tempo, quando Cássio Gabriel aproveitou cruzamento de Israel e cabeceou para as redes. Depois, aos 38, o mesmo Cássio Gabriel cobrou escanteio e Luís Gustavo, também de cabeça, marcou o segundo. Mas o Belo chegou perto de balançar as redes em outras oportunidades, muitas das quais foram paradas pelo goleiro Nilton, talvez o melhor jogador do São Paulo Crystal na partida. Em alguns momentos do jogo, o Tricolor de Cruz do Espírito Santo até conseguiu equilibrar o duelo, mas nada que durasse. E, apesar da ausência de gols na segunda etapa, o time da casa seguir melhor, superior, dominando. O placar traduziu bem a superioridade do Botafogo-PB.

BOTAFOGO-PB: Samuel, Israel, Fred, Luis Gustavo e Enercino; Wellington, Everton Heleno, Marcos Vinicius (Kelvin), Cássio Gabriel (Erivelton) e Rodrigo Andrade; Mário Sérgio (Lohan). Téc.: Evaristo Piza.

SÃO PAULO CRYSTAL: Nilton, Romário (Michel), Renan, Thales e Carioca; LG, Ewerton (Welton), Henrique e Leandro; Bravo e Biro Biro (Thiago Almeida). Téc.: Índio Ferreira.

Com essa vitória, o Botafogo assume, pelo menos temporariamente, a liderança do Grupo A. Com três pontos, o Belo está empatado com a Perilima - que venceu o Sousa por 2 a 1 no Amigão -, mas supera a Águia de Campina no saldo de gols: 2 a 1. Já o São Paulo Crystal está na lanterna da Chave B. Mas, claro que isso tudo pode mudar com os resultados dos três jogos restantes desta primeira rodada.

Agora o Botafogo-PB dá uma pausa no estadual e vai estrear na Copa do Nordeste no próximo sábado, contra o América-RN, em Natal. O Alvinegro da Estrela Vermelha só volta a jogar pelo Paraibano na quarta-feira da próxima semana, quando visita o Nacional de Patos no Sertão. Já o São Paulo Crystal encara o Treze na próxima segunda-feira, em jogo que deve ser realizado novamento no Almeidão.

Resumão GE