quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Presidente da FPF afirma que bebida e futebol sempre andaram de mãos dadas

“Nada como uma bebida para comemorar uma vitória, e o futebol e bebida sempre estiveram juntos em todas as comemorações”. A declaração é da presidente da Federal Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho sobre a promulgação, nesta terça-feira (18), da Lei 11.644/2020, que libera o consumo e o comércio de bebidas alcoólicas dentro dos estádios e arenas do Estado.

A lei de autoria do deputado Edmilson Soares (Podemos) foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa Adriano Galdino em sessão solene realizada no Salão Nobre da Assembleia Legislativa. A aprovação da lei causou polêmica entre os deputados, mas acabou sendo aprovada.

Para a presidente da FPF, tudo que é feito com moderação não há riscos.

-  Acho que a violência já existe independente da bebida ou não. Isto é um fato e já existem medidas preventivas e punitivas para se combater isso. Eu acho que a liberação de uma cerveja com o teor alcoólico muito baixo não irá influenciar no aumento da violência, um fato que realmente existe nos estádios de futebol  -  disse.

De todo modo, apesar das críticas em cima da lei, Michelle Ramalho enfatizou que a federação adotará medidas preventivas de fiscalização, além de fazer denúncia para que o Tribunal de Justiça Esportiva também adote algumas medidas.

-  É isso que vamos fazer, além de campanha dentro dos campos para prevenir toda essa violência que se fala. Inclusive existem estudos que diz que a violência diminui quando a bebida é liberada considerando que os torcedores já entram totalmente embriagados nos estádios. Naquele momento da entrada já começa a gerar o tumulto e entrando sóbrio esse índice diminui significativamente  -  avaliou.

A propositura prevê “que o período para a comercialização das bebidas é duas horas antes de começar a partida até 15 minutos depois da finalização do jogo. O consumidor só terá direito, por lei, de consumir apenas em copos de plástico de, no máximo, 500ml, bem como só será permitido também a venda de duas unidades de bebidas alcoólicas, por vez.

Hacéldama Borba / Paraíba Online