quarta-feira, 5 de abril de 2023

Assim como a Justica comum, o TJDF-PB recusa liminar, e final do Paraibano entre Sousa e Treze segue com torcida única

O Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) também indeferiu, assim já fizera o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), a solicitação do Treze por uma liminar que garantisse a presença do seu torcedor no Marizão, no próximo sábado, contra o Sousa no segundo jogo da final do Campeonato Paraibano Betino 2023. Assim, a determinação da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) para que a partida aconteça com torcida única, está mantida.

A investida do Treze no TJDF-PB se deu por meio de uma Medida Inominada e de um Mandado de Garantia, ambos requerendo uma liminar que permitisse que o Marizão recebesse no próximo sábado as torcidas dos dois times: 90% dos ingressos para os torcedores do Sousa e 10% para os trezeanos, como preceitua o Estatuto do Torcedor.

O TJDF-PB, no entanto, indeferiu o pleito do Galo por meio da Medida Inominada e, antes de tomar uma decisão sobre o pedido por meio do Mandado de Garantia, deu um prazo para que a FPF-PB e o Ministério Público — que, por meio do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), recomendou torcida única nos dois jogos da final — se manifestem sobre o assunto.

Resposta do TJDF-PB sobre a Medida Inominada

Na resposta à Medida Inonimada, o documento do TJDF-PB destacou, em um trecho, que é imprescindível colocar a preservação da vida, bem como a segurança dos torcedores, em um primeiro plano, em relação ao interesse individual do Treze em ter a garantia de que os trezeanos pudessem comparecer às arquibancadas do Estádio Marizão, em Sousa.

Por fim, o TJDF-PB indeferiu o pedido de liminar no Galo da Borborema, informando diretamente a decisão ao Treze, à Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) e ao Ministério Público.

Resposta do TJDF-PB sobre o Mandado de Garantia

Já na resposta ao Mandado de Garantia impetrado pelo Treze, o TJDF-PB decidiu apreciar o pedido de liminar após manifestações, no prazo de 48 horas, da FPF-PB e do Ministério Público, por meio do Nudetor, além de uma certificação da Secretaria do Pleno e das Comissões do TJPB verificando se há existência ou não de processos envolvendo episódios de violência com a participação da torcida do Treze e os resultados definidos.

Ainda no próprio documento, o TJDF-PB solicitou que o Treze informe e comprove se houve, de fato, torcedores do Sousa nas arquibancadas do Estádio Amigão na partida de ida da decisão do Campeonato Paraibano, no último sábado (1º).

É importante lembrar, contudo, que, desde antes da primeira partida da final, o presidente do Treze, Artur Bolinha, já vem manifestando sua discordância com essa determinação e defendendo que os dois jogos deveriam contar com a presença das duas torcidas.

Fato é que, até a bola rolar, às 16h30 do próximo sábado, no Marizão, os bastidores dessa grande final entre Sousa e Treze ainda devem repercutir bastante. Antes que os jogadores tentem decidir em campo quem será o campeão, a tendência é que a decisão siga quente fora das quatro linhas.

GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário