terça-feira, 24 de outubro de 2017

Com o futebol, projeto social muda a vida de cerca de 200 crianças na zona rural da Paraíba

Foto: Reprodução TV Cabo Branco
Um projeto social está mudando a vida de cerca de 200 crianças no Alto do Engenho, localidade na zona rural da cidade de Cruz do Espírito Santo, na Zona da Mata paraibana. O São Paulo Crystal, clube paraibano que disputa a 2ª divisão do estadual, é quem está à frente do programa que há dois anos está ajudando meninos e meninas, de 8 a 20 anos, da região. E, além de trazer uma nova perspectiva para a vida das crianças e adolescentes, o projeto visa também reforçar as equipes de base do clube.

Os treinos acontecem três dias na semana: nas manhãs e tardes de segunda e quarta-feira e nas manhãs de sábado. As crianças e adolescentes vão para os treinamentos sempre no contraturnos das aulas e, para manter a vaga no projeto, elas precisam ir bem na escola.

Além disso, os pais precisam estar envolvidos na educação dos filhos e fazer o acompanhamento das crianças e adolescentes na escola.

- Aqui na escolinha, são acompanhadas a frequência escolar, as notas, a participação de reuniões de pais e mestres para ver justamente como está o desempenho. Então o menino, para estar na escolinha, tem que estar na escola. A parte social acho que é a coisa bonita desse projeto - disse Múcio Fernandes, presidente do clube.

Além da estrutura do centro de treinamento do São Paulo Crystal, as crianças do projeto também têm acesso ao transporte para chegar ao local. Como a região do Alto do Engenho é na zona rural, as casas ficam distantes do local de treino. Para isso, um ônibus do clube passa pegando e deixando os alunos.

Para Mateus Silva, o Mateuzinho, o projeto mudou a sua vida. O menino até sonha com caminhos maiores do que o ônibus do São Paulo Crystal roda para buscá-lo. O garoto tem 14 anos e é filho de um cortador de cana e uma faxineira.

- É um projeto muito bom para a pessoa não ficar no mundo das drogas. Ele tira as pessoas do mundo das drogas. Eu me sinto muito bem. Me inspiro em Cristiano Ronaldo como jogador, sou fã dele - afirmou Mateuzinho.

E alguns dos alunos do projeto já estão participando dos times de base do clube. Esse é o caso do volante Luanderson, que está no time do São Paulo Crystal que vai disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O jogador chegou até a fazer testes em times do interior paulista, como a Ponte Preta e o Capivariano.

- Estamos treinando firme e forte. Sabemos que é uma competição um pouco difícil, uma vitrine. Nós estamos dando o melhor de nós com o nosso grupo para chegar lá e fazer uma boa competição - disse o volante.

Para o técnico da base do Tricolor e coordenador do projeto, Cézar Wellington, o trabalho feito com as crianças e adolescentes é importante para o clube.

- É fazer uma base forte para que, quando o profissional for disputar o campeonato da 2ª divisão, a gente já tenha uns garotos preparados - contou o técnico da base.