segunda-feira, 27 de novembro de 2017

MP vai falar sobre a situação dos estádios que desejam sediar os jogos do Paraibano 2018

As situações dos estádios cotados para sediar jogos no Campeonato Paraibano de 2018 vão estar mais uma vez em evidência. É que o Ministério Público da Paraíba convocou para as 9h30 desta terça-feira uma coletiva de imprensa na qual o procurador de Justiça Valberto Lira vai falar sobre os laudos de cada uma das praças esportivas e emitir um parecer sobre as condições de todas elas. Se as exigências feitas pela Comissão Estadual de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios não tiverem sido atendidas, há a possibilidade de que o estadual do próximo ano comece sem a presença da torcida nas arquibancadas.

A reunião vai acontecer na sala de sessões da Procuradoria-Geral de Justiça, no Centro de João Pessoa. A comissão - que é coordenada por Valberto Lira - vai apresentar os laudos técnicos que mostram a situação dos estádios cotados para sediar o Campeonato Paraibano de 2018. Os documentos vão ser determinantes para a adoção de medidas de segurança durante os jogos.

Após a apresentação, Valberto Lira vai conceder entrevista à imprensa, juntamente com outros membros da comissão. Os estádios que sediam jogos do campeonato precisam apresentar condições de segurança das pessoas, de prevenção e combate a incêndios e de higiene.

Na última vez em que se reuniu para tratar do assunto, o Ministério Público reprovou praticamente todos os estádios e deu um prazo para que os administradores dessas praças esportivas corrigissem as falhas. É isso que vai ser avaliado nesse novo encontro. Os estádios em questão são os seguintes: Almeidão e Graça (em João Pessoa), Amigão e Presidente Vargas (e, Campina Grande), Sílvio Porto (em Guarabira), José Cavalcanti (em Patos), Perpetão (em Cajazeiras) e Marizão (em Sousa).

O Campeonato Paraibano de 2018 começa já no dia 7 de janeiro e, faltando pouco mais de um mês para a bola rolar, existe a possibilidade de que, pelo menos nas primeiras rodadas, alguns estádios não possam receber a torcida. Resta saber se o Ministério Público e a Comissão Estadual de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios vão emitir um parecer sobre isso já nesta terça-feira ou se vão estipular mais um prazo que os problemas sejam solucionados.

Dirigentes da Federação Paraibana de Futebol (FPF) e representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - todos responsáveis pelas vistorias nos estádios - também devem estar presentes à reunião.

GE