segunda-feira, 23 de abril de 2018

Depois de quase três anos Treze volta a disputa a Série D

O ano era 2015 e o mês era setembro. Mas nem a vitória por 4 a 0 sobre o Estanciano-SE classificou o Treze para a fase de mata-mata da Série D. Aquele foi o último jogo oficial do time de Campina Grande pela quarta divisão nacional. Contudo, nesta segunda-feira, quase três anos depois, o jejum alvinegro vai acabar e a equipe vai entrar em campo diante do Vitória da Conquista, em partida válida pelo Grupo A9 da competição. E após um primeiro semestre bem abaixo do esperado, o Galo da Borborema mira o acesso para a Série C de 2019, apenas isso pode salvar a temporada do clube. O confronto está marcado para as 20h, no Estádio Lomanto Júnior, na Bahia.

O primeiro semestre do Treze não foi nada legal. Eliminado na semifinal do Campeonato Paraibano, o time também amargou eliminações frustrantes na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste. Para piorar a situação, a campanha fraca no estadual deixou o Galo da Borborema, a princípio, sem calendário para o segundo semestre de 2019. E a única possibilidade de isso não acontecer é o Alvinegro conseguir o acesso para a Série C do ano que vem, ou, por ironia, torcer para que o Campinense, que também está na disputa da Série D, suba para a divisão acima.

E diante de tantas expectativas para a disputa da quarta divisão nacional, o pontapé incial vai acontecer diante de um adversário no qual o Treze ainda não tem conhecimento. Quem garante isso é o técnico do Galo, Flávio Araújo, que admitiu que procurou informações há um mês e não obteve respostas.

- Por incrível que pareça, o Vitória da Conquista, nos últimos anos, é o único time sobre o qual nós não temos nenhuma informação com relação a formatação tática, elenco… E nós buscamos e estamos buscando isso há mais de um mês - alertou o treinador.

Para a sequência da temporada, o Treze reformulou o elenco que iniciou a temporada. Diversos jogadores deixaram o Estádio Presidente Vargas, enquanto outros desembarcaram na Rainha da Borborema. Contudo, apesar de um time bem modificado, o técnico Flávio Araújo têm em Marcelinho Paraíba, o experiente camisa 10 e capitão alvinegro, como a principal arma.

Apesar dos muitos reforços, o Treze deve entrar em campo com Mauro, Talisson, Nilson Júnior, Ítalo e Silva; Elielton, Dedé, Leilson e Marcelinho Paraíba; Beleu e Tibério.

Edson da Silva apita, auxiliado por Carlos Felipe Schmidt e Diego Leonel Felix. O trio pertence ao quadro da CBF pelo estado de Santa Catarina.

GE