quinta-feira, 6 de setembro de 2018

FIFA define calendário 2019, e a CBF deve manter o calendário nacional quase igual ao atual

A Fédération Internationale de Football Association (FIFA) ou simplesmente Federação Internacional de Futebol definiu o seu calendário para temporada 2019, e com isso as Confederações Continentais, Nacionais e Federações Estaduais, nesta ordem, ja podem definir o seu calendário para próxima temporada.

O calendário do futebol mundial é organizado da seguinte forma: primeiro a Fifa escolhe as datas em que pretende organizar seus torneios e amistosos; depois, as entidades continentais (como Conmebol, Uefa). O que sobra é aproveitado pelas associações nacionais, como a CBF, por exemplo, que determina as datas que as Federações tem para fazer o seus Campeonatos Estaduais

Assim como em 2018, o Brasileirão sera interrompido. Se este ano o problema foi a Copa do Mundo da Rússia, no próximo ano o motivo sera a Copa América que sera realizada no Brasil, mas com 15 dias a menos.

O diretor de competições da CBF, Manoel Flores, disse que o calendário esta apertado.

-  Todas as competições vão ser paralisadas para a Copa América, inclusive as séries B e C'. Está apertado, mas não tanto quanto na Copa do Mundo - disse ele.

Assim, a CBF será forçada a invadir o primeiro mês do ano com competições. A tendência é os Estaduais serem mantidos com 18 datas, como na atual temporada. Como na região nordeste temos a Copa do Nordeste, a FPF terá apenas 13 datas para o Campeonato Paraibano ou 16 como ocorreu este ano, mas a competição tera que começa no início de janeiro.

Martir   Esportes