sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Presidente do Botafogo desaprova extensão do calendário da Série C do Brasileiro

A mudança do calendário para 2020 promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já começou a gerar repercussão. Nesta sexta-feira, um dia após o anúncio de que a terceira divisão do ano que vem vai de 3 de maio a 8 de novembro, o presidente do Botafogo-PB, Sérgio Meira, criticou a esticada da competição.

Em 2019, o torneio começou dia 27 de abril. O último jogo do campeonato deste ano, a partida de volta da final, entre Sampaio Corrêa e Náutico, será neste domingo, dia 6 de outubro. Como a fórmula, a princípio vai ser mantida, a única mudança no torneio do ano que vem é que em alguns momentos haverá um espaçamento maior de uma rodada para outra. Segundo do mandatário botafoguense, mudança que trará prejuízos.

- Fica complicado aumentar o calendário e manter essa mesma fórmula. Só vai aumentar os gastos, porque vamos ter que aumentar uma ou duas folhas, e não terá de onde tirar receita. Eu não gostei da mudança - analisou.

No início desta semana, o dirigente botafoguense já havia emitido uma opinião contrária à modificação fórmula da competição sem uma contrapartida de cotas financeiras aos clubes pela participação da competição. Algumas equipes da Terceirona entendem que um torneio de 38 rodadas, nos moldes das séries A e B, pode ser interessante.

A CBF ainda deve se reunir no ano que vem com os 20 clubes que vão disputar o torneio para bater o martelo sobre a fórmula de disputa. Até o momento estão garantidos no torneio 16 clubes: São José-RS, Ypiranga-RS, Paysandu, Imperatriz, Ferroviário, Botafogo-PB, Santa Cruz, Treze, Remo, Volta Redonda, Tombense, Boa Esporte, Brusque, Manaus, Jacuipense e Ituano. Os quatro piores da Série B deste ano caem de divisão e disputarão a Série C em 2020.

GE