segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Aldeone comenta possibilidade de Sousa perder pontos por suposta irregularidade

O Campeonato Paraibano de 2020 ainda não completou um turno e já se vê envolto na possibilidade de interferência da Justiça Desportiva.

A chance dos tribunais entrarem na jogada é devido a acusação da escalação irregular do atacante Jó Boy, do Sousa, diante do Sport Lagoa Seca, pela segunda rodada da competição.

Jó Boy, que entrou em campo aos 18 minutos do segundo tempo, tem uma punição imposta pelo TJDF-PB por conta de sua expulsão no segundo jogo da final do Campeonato Paraibano da Segunda Divisão em 2019, quando atuava pelo São Paulo Crystal.

Em decisão, expedida no dia 10 de dezembro de 2019, o atacante com passagens por Botafogo-PB, Auto Esporte e Nacional de Patos foi punido com um jogo de suspensão.

Contratado após a primeira rodada, deveria, em tese, cumprir a suspensão diante do Sport Lagoa Seca. Se o jogador precisasse cumprir apenas a suspensão automática do cartão vermelho, esta seria anulada.

Caso a punição seja confirmada, o Sousa perderia seis pontos, 3 da punição por escalar jogador irregular, e mais 3 dos pontos conquistados na partida. Para o presidente Aldeone Abrantes, o clube está seguro da situação por contar com ótimo suporte jurídico.

Foto: Voz da Torcida

– Estamos absolutamente tranquilos em relação ao fato. A partir do momento que tomamos conhecimento, e o Sousa está muito bem assessorado juridicamente, fizemos uma pesquisa sobre o caso e não há possibilidade da perda de pontos – garantiu.

Para tanto, o dirigente se baseia na tese de que a punição imposta ao jogador é referente a uma expulsão pela segunda divisão de 2019, portanto outro campeonato, em outro ano.

– Se for pesquisar os fatos, quem conhece de futebol, sabe o que é direito esportivo, sabe. O Jó Boy foi expulso na segunda divisão do ano passado e ele está atuando na primeira divisão de 2020, um outro campeonato, em outro ano- afirmou.

Porém, o Regulamento Geral de Competições da CBF, no seu artigo 66, versa sobre a extensão da punição de um campeonato para o outro, da mesma entidade, e em que o jogador esteja inscrito.

Apesar da suposta segurança, Jó Boy não foi sequer relacionado para o banco de reservas no jogo contra o Treze, no domingo (02), vencido por 1 a 0 pelo Dinossauro do Sertão, o primeiro após a divulgação da punição pendente do atacante.

Caso parecido é vivido pelo jogador Everton Heleno, do Botafogo-PB. O meio-campista cumpre suspensão imposta pelo STJD de quatro jogos, ainda referente a Série C de 2018, não podendo ser relacionado nas primeiras partidas da Copa do Nordeste e, tampouco, poderá estar presente para o confronto de quarta-feira, diante do Atlético Alagoinhas-BA, pela Copa do Brasil.

Crédito: Paraíba Online