sábado, 6 de agosto de 2022

SBT vence Globo de novo e vai transmitir a Copa do Nordeste até 2025

A Copa do Nordeste segue no SBT por mais três anos. Exibindo a competição em suas afiliadas na região desde 2018, o canal de Sílvio Santos chegará a oito edições consecutivas com exclusividade na tevê aberta, voltando a vencer a Rede Globo na disputa pelos direitos – a rival passou pela última vez em 2017.

O novo acordo firmado com a Liga do Nordeste, costurado entre as partes há nove meses, desde novembro, já é o terceiro contrato desde a primeira transmissão na emissora e valerá por 2023, 2024 e 2025. Segundo informações, a definição com o “SBT Nordeste” veio antes mesmo do anúncio oficial da CBF sobre a continuidade do. Nordestão no calendário nacional. Inclusive, aconteceu o mesmo na tevê fechada em relação ao Grupo Disney, num acerto antecipado aqui e que também valerá por três anos.

A competição, lembrando, foi realizada nos últimos dez anos devido a um acordo judicial, no qual a confederação brasileira cedeu as datas no calendário do futebol para evitar uma multa milionária – devido à exclusão da competição em 2003. Agora, então, a disputa passa acontecer através de acordos políticos entre clubes, federações e confederação. Porém, a Copa do Nordeste é, com folga, o torneio mais rentável do NE. Em 2022 foram R$ 31,5 milhões em cotas para os 36 clubes, sendo 16 na fase principal e 20 eliminados ainda na preliminar.

Embora ainda não tenha os valores precisos, a informação que obtive é que os dois contratos, em sinal aberto e na tevê por assinatura, deverão pagar mais na próxima edição – na verdade, o aumento será em escala gradativa no triênio. Sobre o SBT, cuja negociação passou bastante pela articulação da TV Jornal do Recife, que já vinha à frente do processo nos acordos anteriores, a exibição deve seguir o mesmo modelo. Ou seja, um jogo por rodada, mas com distinção de praça. Ilustrando de forma hipotética, isso pode resultar numa grade com Campinense x Sport para Pernambuco e Paraíba e Fortaleza x Sampaio para Ceará e Maranhão partir da semi, todos os jogos.

Hoje, o SBT tem onze afiliadas na região: TV Jornal (PE; Recife e Caruaru), TV Aratu (BA), TV Jangadeiro (CE), TV Ponta Verde (AL), TV Difusora (MA; São Luís e Imperatriz), TV Tambaú (PB, João Pessoa), TV Borborema (PB, Campina Grande), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Negra (RN). Apenas Sergipe segue sem afiliada. Ou seja, oito estados já garantidos. E isso pesou a favor do SBT, pois a Globo só vinha passando a Lampions para BA, CE e PE. Sobre 2023, havia a expectativa de “obrigatoriedade” de uma transmissão nacional da decisão do Nordestão no SBT, mas não há essa cláusula. Porém, o canal poderá exibir na rede, se quiser. Até hoje não aconteceu, o que me parece um erro. Como teste de audiência, num sábado, seria bem válido.

Histórico de transmissões da Copa do Nordeste (TVs aberta e fechada)
2013/2017 – Globo (aberta) e Esporte Interativo (fechada)
2018 – SBT (aberta) e Esporte Interativo (fechada)
2019/2021 – SBT (aberta) e Fox Sports (TV fechada)
2022 – SBT (aberta) e ESPN (fechada)
2023/2025 – SBT (aberta) e ESPN (fechada) e/ou Fox (fechada)

Os 36 clubes garantidos no Nordestão 2023

Mesmo antes da oficialização sobre a continuidade da Copa do Nordeste, tanto por parte da CBF quanto dos novos contratos, o perfil da Copa do Nordeste já vinha desenvolvendo normalmente nas redes a divulgação oficial dos classificados ao torneio de 2023, sobretudo à fase principal, com 16 participantes. Mantendo o formato, serão 24 clubes na fase preliminar (como Santa Cruz e Vitória), numa disputa mata-mata para classificar 4 times à fase de grupos, com 12 pré-classificados (como Bahia, Ceará, Fortaleza, Náutico e Sport).

Já classificados à fase de grupos (12 times)
ABC (RN), Atlético (BA), Bahia (BA), Campinense (PB), Ceará (CE), CRB (AL), Fluminense (PI) Fortaleza (CE), Náutico (PE), Sampaio Corrêa (MA), Sergipe (SE) e Sport (PE)

Já classificados à 2ª fase da preliminar (8 times)
América (RN), Botafogo (PB), Confiança (SE), CSA (AL), Ferroviário (CE), Juazeirense (BA), Santa Cruz (PE) e Vitória (BA)

Classificados à 1ª fase da preliminar (16 times)
4 de Julho (PI), Altos (PI), ASA (AL), Bahia de Feira (BA), Caucaia (CE), Cordino (MA), Falcon (SE), Floresta (CE), Globo (RN), Imperatriz (MA), Jacuipense (BA), Moto Club (MA), Parnahyba (PI), Retrô (PE), Salgueiro (PE) e Treze (PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário