quinta-feira, 19 de abril de 2018

Saudade da Sociedade Esportiva Sousa que completou 54 anos de fundação.

A começar pela gloriosa e inesquecível Sociedade Esportiva Sousa, equipe fundada no dia 18 de abril de 1964, com suas cores predominante em verde, branco e vermelho, que brilhou intensamente nos gramados Paraibano e até Nordestino. Equipe essa, que era muito temida por seus adversários e que dificilmente perdia nos seus domínios no velho Estádio Municipal Antonio Marques da Silva Mariz. A Sociedade Esportiva Sousa, viveu várias etapas, e uma das mais brilhantes foi quando  sagrou-se Campeão do Interior o famoso Matutão nos idos 1969, equipes amadoras e que não disputavam o Campeonato Paraibano de Profissionais daquela época, visto que basicamente o Paraibano era disputado por equipes de João Pessoa, Campina Grande e Patos com o Nacional. Cabe destacar, que a rivalidade histórica entre Sousa e Cajazeiras, já existia e a Sociedade naquela época protagonizava grandes jogos com o Santos de Cajazeiras, depois com o Botafogo-CZ e também com o Atlético Cajazeirense de Desportos também da terra de Pe. Rolim.

Os anos se passaram e já no ano de 1974, a Sociedade Esportiva Sousa ganhou um rival de peso, que foi o Atlético Clube de Sousa, e muitos se lembram da grande rivalidade dessas duas equipes, que protagonizaram uma grande disputa numa melhor de três partidas, para ver quem era a melhor equipe da cidade, onde disputaram a cobiçada Taça Dr. Tomáz Pires, parece que àqueles jogos foram marcados para a sobrevivência de uma das equipes, afinal as três partidas foram marcadas com muito equilíbrio, a cidade de Sousa vivia um verdadeiro clima de copa do mundo, com as duas torcidas bem inflamadas, sendo que a da Sociedade era muito maior do que a do Atlético, o que se justifica, visto que a Sociedade era a equipe que já tinha uma história em representar a terra dos Dinossauros. Os placares dos jogos foram os seguintes:
Sociedade 1x0 Atlético de Sousa
Gol: Edmilson
Atlético 1x0 Sociedade
Gol: Moacir
Atlético 1x0 Sociedade
Gol: Correa.

E com a derrota a Sociedade sai da cena da disputa e a cidade de Sousa continua a sua representação com o Atlético, que inclusive chegou a ser a primeira equipe da terra de Bento Freire a se profissionalizar e disputar o Paraibano da primeira divisão, especificamente nos anos de 1975/1976/1977, equipe também que impôs muito respeito nos gramados paraibanos e sempre obtendo boas colocações, onde inclusive teve por dois anos o artilheiro da competição, no caso Edilson, que na opinião de muitos, o maior jogador da história da cidade Sorriso.

A Sociedade Esportiva Sousa, ainda chegou a se profissionalizar e disputar o Campeonato Paraibano de profissionais em meados da década de 90, já no remodelado Estádio o Marizão, inclusive com uma rivalidade muito grande com o Sousa Esporte Clube, sendo que a Sociedade preferiu mais uma vez afastar-se dos gramados após grandes embates com o Sousa Esporte Clube, o representante até os dias atuais, que continua a representar a cidade nos gramados paraibanos.

Títulos:
Vice-Campeonato Paraibano da Segunda Divisão: 1993
Campeão do interior: 1969