segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Três chances e... nada! Nordeste cai no mata-mata e fica sem acesso para a Série B

Um domingo para esquecer! Esse é o sentimento do futebol nordestino após ver Botafogo, Santa Cruz e Náutico perderem a chance de subir para a Série B no ano que vem. Todos com seus dramas e com doses extras de sofrimento para a torcida.

O primeiro a cair foi o Santa Cruz. Apesar da vantagem construída no Arruda, o Tricolor acabou sendo presa fácil para o Operário-PR no Germano Kruger, em Ponta Grossa. Os paranaenses venceram por 3 a 0 e dão sequência à ascensão que vem desde o ano passado, quando conquistaram o título da Série D.

Depois foi a vez do Náutico. O Timbu tinha uma missão ingrata, que era tirar dois gols de desvantagem para o Bragantino. O empate em 1 a 1 na Arena Pernambuco acabou com o sonho, com direito a pênalti desperdiçado por Wallace Pernambucano no segundo tempo, que poderia ter iniciado a reação.

Talvez a queda mais dolorida tenha sido do Botafogo. O Belo fez um grande jogo contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, e estava segurando o 0 a 0 que o classificava até os 48 minutos do segundo tempo. O gol de Felipe Augusto levou a disputa para os pênaltis. E nela, viu Juninho e Marcos Aurélio perderem suas cobranças para o xará paulista fazer a festa.

Com isso, o futebol nordestino não tem mais chance de comemorar o acesso este ano. Isso porque no último mata-mata da Série C, nesta segunda-feira, não tem nenhum representante da região - o Cuiabá está na vantagem após ter vencido o Atlético-AC por 2 a 0, na Arena Pantanal.

O que muda para 2019?

Os reflexos da queda dos nordestinos é imediato. A começar pela própria Série B, que hoje tem apenas quatro representantes. Num cenário mais complexo, poderia não ter nenhum em 2019 - contando com os acessos de Fortaleza e CSA, que hoje estão no G-4. Para que esse cenário se mantivesse, ainda seria necessário que os quatro times da Série A não caissem, além dos rebaixamentos de CRB e Sampaio Corrêa - atualmente, o time maranhense está no Z-4.

Essa projeção também traria um inchaço de nordestinos na Série C. Além dos três que não subiram no mata-mata deste domingo (Santa Cruz, Náutico e Botafogo-PB), o Grupo A ainda teria outros três advindos da Série D (Ferroviário, Treze e Imperatriz), além dos três remanescentes (Confiança, ABC e Globo FC). Só aí são nove times, sem considerar algum rebaixamento nordestino da Série B deste ano. Considerando que Remo e, possivelmente, Atlético-AC também estariam nessa chave, a CBF terá que quebrar a cabeça para manter o mesmo regulamento no próximo ano.

Uma mudança a se considerar - e que vem sendo muito pedida por alguns clubes - é implantar na Série C o mesmo regulamento das primeira e segunda divisões, com os 20 clubes jogando entre si em turno e returno. Com isso, o traumático mata-mata que hoje fez o futebol nordestino sofrer, seria extinto a partir de 2019.

GE