sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Parabéns Botafogo pelos seus 87 anos de glórias e tradição

No dia 28 de setembro de 1931 numa casa, da então Rua Borges da Fonseca, hoje Av. D.Pedro II, foi fundado um dos maiores clubes da Paraíba: O Botafogo Futebol Clube.

O primeiro titulo da equipe foi o Campeonato Suburbano em 1932, organizado pela Liga Suburbana. A grande decisão foi contra o São Bento da cidade de Bayeux. Já o primeiro titulo estadual foi em 1936 numa decisão contra o Sol Levante.

É o clube que possui mais títulos do Campeonato Paraibano de Futebol, com 29 conquistas, sendo cinco deles tricampeonatos seguidos (recordista da competição). É também o primeiro e único time da Paraíba a ter sido campeão oficialmente de uma das divisões do Campeonato Brasileiro de futebol ao ter vencido a Série D do Nacional de 2013.

Matador de Tri-campeões

O Botafogo Futebol Clube foi apelidado pela revista Placar, como o "Matador de Tricampeões". Essa denominação surgiu devido as vitórias sobre o Flamengo-RJ no Maracanã por 2 a 1 e o Internacional-RS também por 2 a 1 no estádio Almeidão pelo Campeonato Brasileiro da Série A ambos em 1980. Esses dois clubes, no mesmo ano, tornaram-se tricampeões de seus estados e foram derrotados por um dos melhores elencos da história do clube paraibano.

Surgimento do apelido "Belo"

A expressão Belo, apelido pelo qual o clube é carinhosamente chamado por sua torcida, nasceu da vibração de um gol. Ao presenciar um golaço do Botafogo, Antônio de Abreu e Lima (conhecido por Tonico), na época conselheiro do clube, gritou com tanta intensidade e vibração o adjetivo, que levou os torcedores a se unirem e gritarem juntos.

Desde 2014 o Botafogo vem disputado o Campeonato Brasileiro Série C, sendo a equipe do Estado no cenário nacional mais elevado. Com exceção de 2014 que teve a companhia do Treze e da mesma forma será em 2019. O Botafogo também vem sendo a equipe do nosso estado com maior pontuação no ranking da CBF: com 2.896 pontos.

Martir Esportes