Arbitral do Campeonato Paraibano deve ser no dia 1º de novembro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na última quarta-feira (5) o calendário do futebol brasileiro para 2019 e, com isso, a Federação Paraibana de Futebol já começa a planejar o certame estadual do próximo ano. A nova gestão da FPF, agora comandada por Michelle Ramalho, pretende realizar o Conselho Arbitral até o dia 1º de novembro e a fórmula de disputa da competição também deve ser mudada.

A princípio, de acordo com o calendário divulgado pela CBF, os estaduais em todo o Brasil devem começar no dia 20 de janeiro. No entanto, a FPF tentará junto à entidade uma antecipação para que o Paraibano tenha início no dia 06 ou no mais tardar 13 de janeiro. Assim, o certame ganharia até quatro datas extras.

O Campeonato Paraibano 2019 tem tudo para ser bem diferente do formato jogado nesta temporada.

A competição deste ano, que teve o Botafogo como campeão, contou com a participação de dez equipes, divididas em dois grupos de cinco. O torneio teve três fases de mata-mata até ser conhecido o campeão. Além disso, contou com um quadrangular decisivo para definir os dois rebaixados.

A proposta que deve ser apresentada pela FPF é a que mais agrada aos clubes: com as dez equipes jogando entre si em jogos de ida e volta. Os quatro melhores se classificariam para as semifinais e os dois piores seriam rebaixados para a Segunda Divisão. Assim, o certame seria realizado em 22 datas.

“O formato do Paraibano deste ano, com dois grupos e menos jogos não ficou legal. Nossa ideia é tentar fazer a competição com todos jogando contra todos e os quatro melhores definindo quem será o campeão. Acho que esse é o melhor formato e nós vamos apresentá-lo no Arbitral”, declarou Otamar Almeida, gerente executivo da FPF.

Por: Allan Hebert (Jornal CORREIO)