Único paraibano classificado, Belo aprova o novo Nordestão: "Mais clássicos e jogos"

Único clube paraibano garantido na disputa da Copa do Nordeste de 2019, o Botafogo-PB foi favorável às mudanças no regulamento da competição, marcada para acontecer no primeiro semestre de 2019. De acordo com o diretor executivo do clube, Francisco Sales, as modificações pontuais deixam o Nordestão ainda mais valorizado. O dirigente participou da reunião realizada em Recife junto com os demais representantes das outras 15 equipes que vão participar do torneio.

Franciso Sales revelou que o Botafogo concordou com a proposta apresentada e disse acreditar que a Copa do Nordeste está em pleno processo de evolução.

- O Botafogo concordou com a proposta. A gente acredita que estamos evoluindo para ter uma competição ainda mais valorizada. Com esse formato, vamos ter mais clássicos nordestinos. Além disso, cada equipe vai jogar pelo menos oito vezes - afirmou o diretor executivo do Belo.

Dentre as alterações realizadas, a partir de agora, a fase de grupos do Nordestão vai contar apenas com duas chaves de oito equipes, com os times de um grupo enfrentando na primeira fase apenas os do outro. E as equipes do mesmo estado ficarão em chaves distintas, o que garante clássicos estaduais como Bahia x Vitória e Náutico x Santa Cruz, por exemplo. Mas no caso da Paraíba, em 2019, não vai fazer tanta diferença, já que apenas o Botafogo-PB vai disputar a competição.

Outra novidade importante é que o jogador vai ter o limite de realizar até três jogos por uma equipe e ainda se transferir para outro clube. Até a edição deste ano, se um atleta entrasse em campo por um time, não poderia defender outras cores na competição.

O Botafogo, por exemplo, contratou o volante Rogério, que já havia jogado o Pré-Nordestão pelo Flu de Feira. Com isso, o jogador não pôde entrar em campo pelo Belo tanto na fase de grupos quanto no mata-mata. Além disso, o gol qualificado foi extinto. Ou seja, em caso de empate na fase de mata-mata, a partida vai diretamente para os pênaltis.

A Copa do Nordeste de 2019 vai ser realizada, a priori, em 12 datas. E, apesar de a edição de 2018 ainda estar em andamento, o regional do ano que vem já começou. Afinal, a fase preliminar já foi encerrada e os 16 clubes garantidos na disputa são ABC, Altos, Bahia, Botafogo-PB, Ceará, Confiança, CRB, CSA, Fortaleza, Moto Club, Náutico, Salgueiro, Sampaio Corrêa, Santa Cruz, Sergipe e Vitória.

GE