sábado, 10 de novembro de 2018

Botafogo sofre virada do América-RN e está praticamente eliminado da Copa NE Sub-20

Foto: Ascom Botafogo
O Botafogo segue com a lanterna no Grupo E e está virtualmente eliminado, apesar de ainda ter chances matemáticas, embora improváveis, de classificação. Como se classificam apenas os primeiros colocados de cada grupo, o Belo teria de vencer América, Fortaleza e Náutico nas próximas rodadas, além de torcer para que o Leão do Pici perdesse também para Timbu e Dragão. A combinação improvável de resultados ainda levaria a decisão da vaga na semifinal para os critérios de desempate, entre Belo e Fortaleza.

A partida teve início agitado, com o América partindo para cima e pressionando o Botafogo logo nos primeiros minutos de jogo. A equipe potiguar encaixou uma série de três escanteios, sufocando o Belo na defesa, mas em um desses escanteios, os donos da casa armaram um contra-ataque mortal. A bola acabou nos pés do volante Rafael Rocha, que tirou do goleiro com categoria e abriu o placar. Após o gol, o Botafogo assumiu as rédeas do jogo e passou a pressionar o Mecão. Mas quando o primeiro tempo já se encaminhava para o fim, o América empatou a partida. A zaga do Botafogo tentou afastar a bola, após cobrança de escanteio, e ela sobrou para o lateral-direito Murici, que bateu de fora da área e ainda contou com o desvio no meio do caminho para empatar.

A segunda etapa de jogo começou e logo aos 4 minutos foi paralisada. É que os policiais que faziam a segurança da partida saíram do Estádio Almeidão durante o intervalo e causaram a interrupção da partida durante 14 minutos. Depois que a bola voltou a rolar, o América pôs a bola no chão passou a trocar passes, na tentativa de achar espaços na defesa do Belo. Por outro lado, o time de Ramiro Souza se aproveitava dos contra-ataques para levar perigo. Mas quando a partida já se encaminhava para o seu terço final, o América encaixou um contra-ataque, Diego cruzou e o baixinho Murici apareceu novamente para marcar o gol da virada. Na sequência, Railson, que havia acabado de entrar no time do Botafogo, agrediu um adversário e foi expulso pelo árbitro Tiago Santos. O Belo ainda ficou na bronca com a arbitragem e pediu pênalti em um lance em que Jailson caiu na área após se enroscar com o marcador. E ainda teve chance clara desperdiçada por Lucas, que tentou encobrir o goleiro, mas a zaga afastou.

Na próxima rodada o América-RN recebe o Botafogo, iniciando a volta dos jogos desta fase de grupos. A partida acontece no próximo sábado, às 16h do horário de Brasília (15h para o Nordeste), na Arena das Dunas.

O Belo segue na lanterna, sem pontuar, e praticamente sem chances de classificação. Já o América-RN chegou aos 4 pontos e agora está empatado com o Náutico.

GE