domingo, 9 de junho de 2019

Com gols no 1° tempo, Botafogo vence o Globo-RN e continua no G4 da Série C

Na noite de domingo (09), o Botafogo-PB voltou a campo para enfrentar o Globo-RN, pela sétima rodada do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro. Com dois gols de Clayton, que voltou a marcar após um mês e meio, e um do zagueiro Fred, o Belo se recuperou da derrota do último fim de semana e bateu seu adversário por 3 a 1.

Com o sistema defensivo falhando por seguidas vezes nas últimas partidas, o treinador Evaristo Piza resolveu mudar. A dupla de zaga foi formada por Fred e Willian Goiano, com Lula e Donato ficando no banco de reservas. Marcos Aurélio, ainda lesionado, ficou de fora da partida.

Foto: Ascom / Botafogo-PB

Sem seu camisa 10, desta vez o Belo não sentiu sua ausência nas cobranças de falta. Logo aos 4 minutos, em uma falta cobrada da esquerda, da entrada da área, e quando todos esperavam o cruzamento, Fred bateu fechado e mandou no canto esquerdo de Wadson para estufar a rede e abrir o marcador.

E parecia que a noite seria tranquila para os botafoguenses. Aos 15 minutos, Juninho chutou da entrada da área, a bola bateu na defesa e sobrou para Clayton, que chutou firme para ampliar o placar e comemorar fazendo o gesto de “sai zica”, pois é seu primeiro gol desde a final do Paraibano, contra o Campinense, há um mês e meio.

Quem também queria espantar a má fase era Nando. Aos 20 minutos, o camisa 9 recebeu de Juninho e chutou de fora da área com muita violência, mas a bola explodiu no travessão de Wadson e subiu. Quase sai o terceiro gol do Botafogo-PB.

Clayton parecia querer retomar sua boa fase, e aos 28 minutos quase fez mais um. Ele recebeu a bola na intermediária, avançou e, de longe, encheu o pé. O goleiro potiguar rebateu de maneira esquisita, a bola quase entra, mas ele conseguiu, na segunda tentativa, catar a redonda.

Para dar uma força ao camisa 7, aos 32 minutos Wadson deixou a cobrança de falta de muito longe, e que ninguém encostou, entrar direto no gol, sem esboçar reação, e levar um frangaço, o terceiro gol do Belo.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, Clayton continuava mostrando-se motivado. Logo aos 4 minutos, ele recebeu na meia luga da grande área e chutou colocado, no canto esquerdo de Wadson, que conseguiu fazer a ponte e rebater a bola de maneira correra, para o lado esquerdo do campo.

Aos 10 do segundo tempo, a missão da Águia potiguar se complicou porque Cristiano Sergipano, por reclamação, recebeu o cartão vermelho, o primeiro cartão do jogo, que vinha transcorrendo de forma tranquila.

Cinco minutos mais tarde, quase o Belo faz mais um. Marcos Vinicius recebeu na entrada da área e bateu colocado, no canto esquerdo, e a bola passou tirando tinta do poste esquerdo do Globo.

O Botafogo-PB parecia não se contentar com a vitória, que administrava sem dificuldades, e aos 20 minutos, após jogada pela direita, Nando tocou para o meio da área, a bola sobrou na meia lua novamente para Marcos Vinicius. O meio campista bateu fraco, de pé esquerdo, mas o lance ainda levou perigo, já que a pelota quase trisca na trave direita de Wadson.

Para dizer que ainda estava no jogo, o Globo-RN assustou aos 23 minutos. Negueba cobrou escanteio da esquerda, Lucão desviou na primeira trave e a bola passou raspando o travessão de Saulo.

Já perto do fim do jogo, aos 38, Glaubinho chegou até a linha de fundo e Negueba fez um bonito movimento para, de meia-bicicleta, diminuir o placar.

O Botafogo-PB ainda teve chance de fazer o quarto, quando, aos 42, Kelvin fez jogada pela direita e tocou para o meio da área, onde Dico escorou de pé direito, mas Wadson fez a defesa e evitou um maior prejuízo.

Com a vitória, o Belo chegou aos 12 pontos e ocupa a terceira colocação do Grupo A provisoriamente. o Sampaio Corrêa-MA, que tem 11 pontos, joga na segunda-feira (10) contra o Náutico. Na próxima rodada, no domingo (16), é a vez do Belo ir até o Aflitos enfrentar o Timbu.

O Globo-RN fica na oitava colocação, com 8 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Treze, nono colocado, com 6, que visita o Ferroviário-CE ainda nesta rodada. Na segunda-feira (17), a Águia vai pegar o Santa Cruz, em Ceará-Mirim.