quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Aos 42 anos, Acosta acerta com seu 16º clube na carreira e vai disputar a 2ª Divisão da Paraíba

Beto Acosta tem 42 anos e é um dos jogadores de maior longevidade no futebol brasileiro. Mesmo em reta final de carreira, o uruguaio ex-Náutico e Corinthians segue em busca de mais realizações profissionais e acertou com o 16º clube da sua carreira. Na noite dessa terça-feira, o Sabugy, modesta agremiação do Sertão da Paraíba, anunciou o acerto com o experiente jogador. A equipe sertaneja agendou a apresentação oficial do atleta para o dia 31 agosto.

O próprio Acosta já falou sobre o seu acerto com o clube paraibano. Ele gravou um vídeo no qual

- Espero fazer um bom campeonato, jogando e fazendo gols, e subir o time para a Série A, que é o que ele merece. Espero todo o carinho da torcida paraibana - falou o atacante.
Ao longo dos seus 25 anos de carreira, Acosta coleciona passagens por 15 clubes, do Uruguai e do Brasil. Formado nas categorias de base do Wanderes, surgiu no profissional vestindo a camisa do Defensor Sporting e logo ganhou destaque, passando a defender times tradicionais do país. No Peñarol, ele ganhou projeção em toda a América do Sul, posteriormente, sendo contratado pelo Náutico, em 2007.

No Brasil, Acosta rodou por várias equipes, criou raízes, e foi naturalizado. Mas, apesar das passagens por grandes clubes - como Corinthians e Náutico, onde viveu o auge de sua trajetória no futebol -, o retrospecto recente sinaliza um novo momento na carreira do atacante, mais distante dos holofotes. O Sabugy não é o primeiro clube de menor expressão que vai contar com o experiente jogador. Desde 2010, quando acertou com o Brasiliense, o uruguaio vem colecionando passagens por times de menor escalão. Em 2017, ele disputou a Série A3, 3ª divisão do Campeonato Paulista, pelo Taboão da Serra, ao lado de um outro jogador conhecido, Túlio Maravilha.

Atualmente, Acosta é um dos medalhões do Santos-AP, clube com o qual tem contrato até o fim do Campeonato Amapaense - os jogos decisivos, contra o Ypiranga-AP, estão marcados para este domingo e para a próxima quinta-feira. Após o fim do vínculo com o clube do Amapá, o jogador vai embarcar rumo à Paraíba, onde se apresentará oficialmente como jogador do Sabugy.

Acosta não será o primeiro medalhão a disputar a 2ª divisão do Campeonato Paraibano. No estado, o atacante terá a companhia do zagueiro Fábio Bilica, ex-Grêmio, que aos 40 anos vai vestir a camisa do Miramar, time que também vai disputar a divisão de acesso do estadual. Vale lembrar que na temporada passada o conhecido meia Marcelinho Paraíba também disputou a Segundona da Paraíba. Naquela ocasião, o ex-jogador da Seleção Brasileira vestiu a camisa da Perilima, uma das equipes que conquistou o acesso à elite do estadual.

Vivendo outra fase na sua trajetória futebolística, Acosta terá a missão de levar o Sabugy ao seu primeiro acesso à elite do futebol paraibano. A equipe de Santa Luzia quer disputar pela primeira vez na sua história a 1ª divisão do estadual. O time sertanejo estreia na competição neste domingo, mas só poderá contar com o atacante a partir do dia 31, data da sua apresentação no clube.

GE