terça-feira, 16 de junho de 2020

Clubes decidem volta da Copa do Nordeste em sede única

A volta da Copa do Nordeste começou a ser desenhada nesta terça-feira, após reunião por videoconferência entre os presidentes dos clubes participantes e da Liga. Nesse encontro, foi aceito em comum acordo que os jogos finais da competição serão realizados em sede única, por conta da pandemia do novo coronavírus. Isso inclui a última rodada da primeira fase, que indicará mais seis classificados para as quartas de final (Bahia e Fortaleza já estão garantidos). Além disso, essa cidade receberá também, obviamente, toda a fase final, inclusive a decisão, que será mantida em dois jogos. Apesar da sede única.

 “Essa foi uma sugestão dos clubes que irá ser repassada à CBF é acredito que será acatada. Diante da situação que vivemos, é mais fácil o controle de pessoas. A Liga vai arcar com todas as despesas necessárias de passagens e hospedagem e as equipes que forem sendo eliminadas irão retornar aos seus estados”, afirmou o presidente da Liga, Eduardo Rocha, em entrevista ao Diario de Pernambuco.

Sobre a realização dessa última rodada já na sede escolhida, Eduardo Rocha admitiu ser impossível que todos os jogos sejam realizados no mesmo horário, como rege o regulamento. Mas, disse que diante das circunstâncias não há o que fazer.  

 “Seria impossível, para qualquer cidade no mundo realizar oito partidas ao mesmo tempo. É evidente que essa exigência terá que ser ultrapassada pela impossibilidade dela acontecer. Ai não é culpa de ninguém. É um motivo de força maior. Talvez possa ser realizado no mesmo horário quatro jogos que tenha resultados que interessam entre si”, argumentou. 

Ao mesmo tempo, o dirigente admitiu a possibilidade do jogo entre Freipaulistano e Imperatriz, único que envolve duas equipes já eliminadas, não acontecer. “Seria um custo a menos. Mas tudo quem vai definir é a CBF”, argumentou. “A final da competição será realizada em dois jogos. Temos que respeitar os contratos firmados”, completou. Outra definição é que todas as partidas serão disputadas de portões fechados. 

 Sobre data de reinício da Copa do Nordeste, Eduardo Rocha afirmou que tudo dependerá da CBF. Mas que a partir do que for decidido, os clubes cujo os estados ainda não autorizaram a volta aos treinos, poderão chegar 15 dias antes do reinício do Nordestão para retornarem os treinos na sede escolhida. A Liga também bancará testes da Covid-19. 

 Entre as capitais que podem receber os jogos finais da Copa do Nordeste, Recife é a mais bem cotada.Inclusive, segundo o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, a entidade já recebeu sondagens da CBF sobre o assunto e já se colocou à disposição. A favor da capital pernambucana conta a localização,a  rede hoteleira e  infra-estrutura para o futebol, como possuir quatro estádios e centros de treinamentos.

 “A CBF é quem vai indicar o local escolhido. Mas acho que alguns lugares estão mais preparados do ponto de vista da rede hoteleira, de estádios, de centro de treinamentos. Uma coisa ajustada é que a sede que for escolhida, o anfitrião serão responsáveis por indicar os centros de treinamentos”, finalizou Eduardo Rocha.

O Botafogo planeja volta aos treinos presenciais no dia 29 de junho. 

Confira os jogos da última rodada da 1ª fase Sport x Confiança
River x Santa Cruz 
 Bahia x Náutico
ABC x CSA
CRB x Ceará 
Fortaleza x América-RN
Botafogo x Vitória
Frei Paulistano x Imperatriz 

PE Super Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário