quinta-feira, 24 de setembro de 2020

CBF divulga relatório de testagem de Covid-19 da Série C, e 13 clubes já apresentaram casos da doença

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta terça-feira, dia 22, as informações sobre os exames de Covid-19 realizados em jogadores e treinadores das três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro. Na Série C, especificamente, foram feitos 2.353 testes em profissionais dos clubes nas seis primeiras rodadas da competição.

Ao todo, foram diagnosticados 55 casos da doença, com uma taxa de positividade de 2,3%. O estudo foi elaborado pelo Grupo Científico CBF, liderado pelo presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol, Jorge Pagura.

– Desde o primeiro momento, a CBF vem tratando o cenário com extremo cuidado, sempre equilibrando as necessidades do mundo do futebol com a realidade que estamos enfrentando nessa pandemia. Esses dados mostram uma evolução na eficiência do protocolo, que segue com o objetivo de dar segurança sanitária a todos os envolvidos na realização das partidas – afirmou Pagura em entrevista ao próprio site da entidade.

O tipo de teste padrão realizado pela CBF é o RT-PCR, procedimento que identifica e confirma a Covid-19 buscando detectar o RNA do vírus. As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta).

Dos 20 clubes da Terceirona, sete ainda não tiveram nenhum caso do coronavírus durante o campeonato. Outros 13 tiveram ao menos um resultado positivo no elenco/comissão técnica. O relatório não identifica os clubes, mas a reportagem conseguiu apurar quais tiveram e quais não tiveram diagnósticos da doença. Confira:

Clubes que tiveram ao menos um caso de Covid-19 diagnosticado
Brusque
Criciúma
Ferroviário
Imperatriz
Jacuipense
Manaus
Santa Cruz
São Bento
São José-RS
Treze
Vila Nova
Volta Redonda
Ypiranga-RS

Clubes que não tiveram casos de Covid-19 diagnosticados até a 6ª rodada
Boa Esporte
Botafogo-PB
Ituano
Londrina
Paysandu
Remo
Tombense

GE / PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário