domingo, 27 de dezembro de 2020

Sem patrocínio, Paraibano de 2021 pode acontecer só no 2º semestre; não há unanimidade entre clubes

Por enquanto o Campeonato Paraibano de 2021 segue cancelado. Sem movimentações oficiais desde que sete dos oito clubes participantes resolveram suspender a edição do próximo ano por dificuldades financeiras, uma proposta vem ganhando cada vez mais força: o adiamento da competição para o segundo semestre. A ideia é contar com uma vacina para a liberação do público nos estádios, e assim amenizar os efeitos da pandemia nos cofres dos clubes.

Esse, pelo menos, é o plano B. Os clubes ainda esperam a liberação dos recursos do programa de incentivo do Governo do Estado, o Paraíba Esporte Total. Botafogo e Sport Lagoa Seca já encaminharam suas propostas e esperam receber ainda nesta semana. Os demais clubes devem fazer a entrega em bloco nesta segunda-feira. Caso consigam receber ainda em 2020, vai ter campeonato.

- Agora está nas mãos do Governo. Os clubes vão assinar o acordo de leniência, mesmo que não concordem com os valores supostamente devidos do Gol de Placa. Depois disso, cabe ao Governo liberar os recurosos. Eles (os clubes) já perderam o patrocínio de 2019. Vamos ver se conseguem ter pelo menos o deste ano - disse a presidente da FPF, Michelle Ramalho, que assumiu a posição de frente em defesa dos filiados.

A ideia em se adiar o Campeonato Paraibano não é tão absurda assim. Enquanto os clubes brigam para receber o patrocínio do Paraíba Esporte Total, ainda não há entendimento para regulamento e tabela para 2021. Se a próxima reunião acontecer no dia 4 de janeiro - o que é absolutamente improvável - já jogaria o início do estadual para o início de março - pelo Estatuto do Torcedor, tabela e regulamentos têm que ser publicados 60 dias antes da bola rolar.

Como a tendência é que o mês de janeiro seja de negociações com o Governo (pelo menos para a liberação dos recursos do Paraíba Esporte Total de 2021), é possível que a reunião do Conselho Arbitral só aconteça mesmo em fevereiro. Assim, o campeonato seria empurrado para abril.
- De uma coisa eu tenho certeza: não podemos fazer o campeonato sem torcida e sem o principal patrocinador dos clubes, que é o Governo. O cancelamento é real. Os clubes não têm como começar uma competição sem dinheiro em caixa. Claro que estamos correndo atrás de outros patrocinadores, mas é difícil - resumiu Michelle Ramalho.

E a Segundona?

Antes mesmo da bola rolar para 2021 os clubes precisam definir o número de participantes do Campeonato Paraibano. Como não houve a 2ª Divisão este ano por causa da pandemia da Covid-19, e como o regulamento não permitiria convites a CSP e Sport-PB, os dois rebaixados, a competição poderia ser restrita a oito clubes.

No entanto, a diminuição no número de clubes não é vista com bons olhos por alguns dirigentes. Assim, caso a primeira divisão seja adiada para o segundo semestre, haveria calendário para a realização de uma Segundona, e também a adequação do regulamento para o campeonato de 2022.

Vale lembrar que clubes tradicionais não tiveram a oportunidade de brigar pelo acesso, casos de Auto Esporte, Esporte de Patos, Desportiva Guarabira e Confiança de Sapé, que já tinham confirmado a participação da 2ª Divisão deste ano.

Adiamento sem unanimidade

Um possível adiamento do Campeonato Paraibano não encontra unanimidade nos clubes. O Botafogo-PB, único que não assinou a ata cancelando a competição para 2021, quer cumprir o calendário da CBF, e começar no dia 28 de fevereiro - o que já é impossível, de acordo com o Estatuto do Torcedor. O Campinense é outro que quer a competição abrindo o calendário.

GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário