segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

As chances dos Paraibanos na Copa do Nordeste 2021

A Copa do Nordeste será a primeira competição de Botafogo e Treze abrindo a temporada 2021. A primeira rodada está programada para os dias 27 e 28 deste mês, e os clubes seguem na pré-temporada. No próximo sábado, Belo e Galo começam a testar suas equipes em amistosos. O Treze vai encarar o Globo-RN e o Botafogo o CSP.

As chances de Botafogo e Treze fazerem uma grande Copa do Nordeste e chegarem à próxima fase são pequenas, porque cada vez mais a competição tem grandes equipes das Séries A e B, com capacidade de investimento bem superior aos clubes paraibanos. Porém, se o Botafogo e o Treze fizerem uma boa campanha, não será lá um feito raro, já que o Campinense sagrou-se campeão em 2013 e o próprio Botafogo foi vice-campeão em 2019 e no ano passado chegou às quartas de final.

O problema é que cada vez mais a capacidade de investimento dos clubes paraibanos em relação aos dos outros estados nordestinos é menor, e este ano não vai ser diferente. Dos 16 clubes, 4 são da elite do futebol brasileiro e 5 são da Série B. Isto quer dizer que são clubes que recebem premiações altas e recursos de transmissões de TV infinitamente superiores ao que recebe o Botafogo, que é da Série C, e pior ainda o Treze, que é da Série D.

Mostrado então a diferença, vamos deixar claro aqui que não estou afirmando que é impossível que os clubes paraibanos não façam uma boa campanha, porque aí tem que se levar em conta uma série de fatores que podem contribuir para o sucesso deles. O principal é que a Copa do Nordeste é sempre disputada no início de cada temporada, quando as grandes equipes ainda não atingem um nível satisfatório para competição, isto porque estão voltando de férias, enquanto nossas equipes já estão treinando há mais tempo, e claro, estão melhores preparadas do ponto de vista físico.

Neste ano, por exemplo, Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport ainda estão disputando a Série A de 2020 e provavelmente não começarão a disputa regional com o seu time principal. As outras equipes da Série B ainda estão de férias e certamente terão muito pouco tempo de treinamento até o início da C.

Blog Ivo Marques
E-mail: ivo_esportes@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário