quinta-feira, 29 de março de 2018

FPF acata o pedido do Treze e confirma árbitro da FIFA para o Clássico Tradição

A Federação Paraibana de Futebol confirmou nesta quarta-feira que um árbitro que pertence ao quadro da Fifa vai ser o responsável pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Paraibano, entre Treze e Botafogo-PB. Wagner do Nascimento Magalhães, do Rio de Janeiro, foi escalado para o Clássico Tradição após a diretoria do Galo da Borborema solicitar e a FPF acatar o pedido. A partida entre os alvinegros está marcada para este domingo, às 19h, no Estádio Amigão, em Campina Grande.

Se na semana passada o Treze teve o pedido rejeitado pela FPF por ser visitante, nesta quarta-feira, a entidade aceitou. Isso porque agora o Galo é mandante. Wagner Magalhães, da Fifa, será o árbitro principal. Luís Regazone e Thiago Farinha, ambos da CBF, vão estar como auxiliares. Regildenia Moura, também da Fifa, mas de São Paulo, e Renan Roberto, da CBF pela Paraíba, serão os quartos árbitros.

A decisão da entidade não é bem uma novidade. Tanto é que antes do duelo de ida acontecer, uma polêmica envolvendo a escolha da arbitragem deixou os ânimos elevados entre os rivais. Primeiramente, os trezeanos solicitaram um árbitro Fifa para o confronto. Porém, na ocasião, A FPF rejeitou o pedido, alegando que apenas o mandante poderia fazer a solicitação.

E fez. O Botafogo-PB, que mandou o jogo no Estádio Almeidão, pediu um trio de árbitros no Intercâmbio, que é um projeto entre quatro federações do Nordeste – Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe - para trocas de experiência entre a arbitragem. No último domingo, Caio Max Vieira, Lorival Cândido e Jean Márcio Santos, todos de Natal, apitaram a partida.

Árbitro com polêmica em Clássico Fla-Flu

Wagner do Nascimento Magalhães foi destaque nas manchetes dos jornais na temporada passada após a final do Campeonato Carioca de 2017, entre Flamengo e Fluminense. Na ocasião, o Tricolor vencia por 1 a 0, quando o Rubro-Negro empatou com Paolo Guerrero. Contudo, no momento do gol do atacante, câmeras flagraram o que, para muitos, foi uma comemoração do árbitro.

No atual cenário do confronto, o Botafogo-PB vai jogar por um empate. Isso porque venceu o jogo de ida por 2 a 1. Se isso acontecer, o Belo vai chegar a terceira final consecutiva de estadual. Além de ser o atual campeão da competição. Porém, o Treze chega a segunda final consecutiva de Campeonato Paraibano se vencer os botafoguenses por qualquer placar. O Galo está nessa condição por ter liderado o Grupo B na primeira fase. O Alvinegro de João Pessoa, por sua vez, terminou a fase de grupos com a segunda posição da Chave A.

Quem se classificar para a decisão do Paraibano vai enfrentar o Campinense na finalíssima. Os duelos finais do estadual estão marcados para a próxima quarta-feira e domingo, dia 8 de abril.

Árbitro principal: Wagner Magalhães (Fifa) (Rio de Janeiro)
Assistente 1: Luis Regazone (CBF) (Rio de Janeiro)
Assistente 2: Thiago Farinha (CBF) (Rio de Janeiro)
Árbitro reserva 1: Regildenia Moura (Fifa) (São Paulo)
Árbitro reserva 2: Renan Roberto (CBF) (João Pessoa

GE