sábado, 19 de janeiro de 2019

FPF efetiva mais um árbitro do futebol paulista que nunca atou na 1ª divisão 

Com a reestruturação do quadro de arbitragem da Federação Paraibana de Futebol (FPF), árbitros de outros estados vão desenhando o novo panorama do apito do futebol da Paraíba. O paulista Rodrigo Batista da Silva é um desses novatos. O árbitro de 28 anos também é bancário e fez a sua estreia em gramados paraibanos no jogo entre Treze e Esporte de Patos, válido pela primeira rodada do certame estadual.

Rodrigo Batista é habilitado para arbitrar desde 2012 e passou a ter visibilidade no futebol a partir de 2017. Como é de praxe no histórico dos árbitros da Federação Paulista de Futebol, a Copa São Paulo de Futebol Júnior foi a principal vitrine para que o seu trabalho fosse apreciado. De lá em diante, foi recorrente ver o seu nome escalado em jogos das série A2 e A3 do Campeonato Paulista, bem como da Copa Paulista, que faz parte do calendário do segundo semestre do futebol de São Paulo. Entretanto, o árbitro nunca comandou uma partida sequer da 1ª divisão do Campeonato Paulista.

Além de Rodrigo Batista da Silva, Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, do quadro da CBF, é outro paulista federado recentemente no futebol da Paraíba. O coordenador da arbitragem da federação paraibana, Arthur Alves, aprovou a chegada de mais um árbitro paulista para o futebol da Paraíba. O dirigente, que é ex-presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol de São Paulo (Safesp), conhece o novo integrante do quadro paraibano e demonstrou entusiasmo com a aquisição.

- O Rodrigo vai ficar conosco, vem integrar o quadro da FPF. Inclusive ele vem morar em João Pessoa a partir de fevereiro. É um árbitro promissor e que vai nos ajudar bastante aqui na Paraíba - disse Arthur.

Junto de Rodrigo Batista, alguns árbitros da federação sergipana estão inseridos e parecem ter superioridade numérica para os sorteios das escalas das rodadas do Campeonato Paraibano. Esse efeito foi causado após o edital de inscrição para árbitros de todo país, lançado pela FPF em dezembro, a fim de sanar a perda dos nove árbitros condenados e banidos do futebol por participarem da manipulação de resultados do Campeonato Paraibano do ano passado.

No momento, a Paraíba dispõe de 14 árbitros radicados e aptos a comandarem partida oficiais de futebol. Contudo, na primeira rodada e segunda rodadas do estadual, os sorteios para as escalas dos jogos não deram a oportunidade de os anfitriões apitarem. Rodrigo Batista da Silva foi escalado para a primeira rodada, mas ficou fora da segunda.

GE